sábado, 7 de novembro de 2015


A formatura é considerada um dos momentos mais especiais na vida de muita gente, e não é à toa: após anos de dedicação aos estudos, nada mais justo que encerrar este ciclo ao lado dos colegas e em uma cerimônia digna de todo o percurso necessário para chegar até essa realização.
Foto: Getty ImagesTanto por isso, é absolutamente comum que as formandas fiquem ansiosas para a festa e tenham mil preocupações na cabeça, com medo de que alguma coisa não saia como planejado. Uma das maiores inquietações, claro, diz respeito à roupa que se vai usar no dia.
Qual o vestido mais adequado? Qual o comprimento apropriado? O que os convidados devem usar? São alguns dos questionamentos mais comuns e que acabam atormentando a grande maioria das formandas.As tendências e a enorme variedade de estilos e modelos disponíveis no mercado hoje em dia são os grandes responsáveis por gerar grande parte dessas dúvidas. Por isso, conhecer melhor cada uma das opções e as possibilidades de combinações de cada uma é um bom ponto de partida para a escolha do vestido perfeito para uma festa de formatura.

Vestidos clássicos

Foto: Reprodução / Sonhos de Crepom | Nicole Aguinaldo | Let’s Talk About Fashion
Os modelos de vestidos mais tradicionais para formaturas são os mais sofisticados, preferencialmente longos, “lisos com drapeados, faixas ou broches de cristal”, exemplifica a consultora de imagem Fê Bastos.
Em combinação com trajes mais sofisticados, o ideal é escolher bolsas pequenas com alça de corrente ou clutches, “feitas de tecidos nobres (cetim, veludo alemão, tapeçaria), bordadas, enfeitadas com contas ou miçangas”, indica a especialista. O cuidado deve ser para harmonizar a peça com o restante da produção.

Vestidos bordados

Foto: Reprodução / Just Lia | Sonhos de Crepom | Ju Romano
“Para as formandas, normalmente são indicados modelos com bordado de miçangas, canutilhos ou mesmo paetês”, diz a profissional. A preferência por peças mais elaboradas, feitas em tecidos nobres e com mais detalhes, vem da necessidade de criar uma distinção entre formandas e convidadas, que geralmente optam por vestidos curtos ou longuete.

Vestidos com transparências

Foto: Reprodução / Camila Coelho | Do Jeito H | Glam and Glitter
Os vestidos com transparências costumam conferir um ar de ousadia e sensualidade à produção. Modelos com esses detalhes podem ser usados tanto por formandas quanto por convidadas, mas é preciso ter cuidado para que o estilo combine tanto com a personalidade da mulher quanto com os acessórios escolhidos, que, conforme explica Fê Bastos, “devem ser brilhantes, de metal, com pedras, brilhos e cristais”.

Vestidos curtos

Foto: Reprodução / Camila Coelho | Chata de Galocha | Hapa Time
É comum que o comprimento dos vestidos seja definido pela comissão de formatura, de modo que um padrão seja criado para as fotografias da festa, mas se esse não for o caso, a formanda pode optar por um modelo longuete, “desde que seja bem sofisticado”, especifica Fê.

Vestidos tomara-que-caia

Foto: Reprodução / O Fantástico Mundo de Nicole | Art In Our Blood | Viva Luxury
Em alguns casos, os vestidos tomara-que-caia podem dar maior delicadeza às produções, na mesma medida em que podem tornar a produção mais sensual, como acontece com os modelos com transparências. Por isso, é preciso ter cuidado para escolher aquele que esteja mais adequado à personalidade e ao objetivo do look.
Para peças desse modelo, o principal cuidado é para que o vestido esteja bem ajustado ao corpo: nem justo demais, nem largo demais. Qualquer equívoco com as medidas pode acarretar em desconforto ou até mesmo causar algum acidente. Essa precaução é necessária tanto para formandas quanto para convidadas!

Vestidos de manga longa

Foto: Reprodução / Keep Calm DIY | In The Frow | Chic Fashion World
Os vestidos que trazem detalhes bem trabalhados na manga longa são uma boa maneira de sair um pouco do padrão e agregar mais estilo à personalidade. Para dias frios, no entanto, esse modelo não é a única solução: “use meias finas com sapatos fechados, echarpes, pashminas, cardigans ou mesmo casacos para se esquentar”, recomenda a consultora.
Para fugir do frio só não vale apostar em jaquetas esportivas. “As convidadas podem inclusive usar pantalonas combinadas com blusas de tecidos mais refinados e leves, lustrosos ou brilhantes”, acrescenta Fê.

Vestidos estampados

Foto: Reprodução / The Fancy Pants Report | Chic Fashion World | Bettys
Apesar da moda estar cada vez mais versátil e de ser possível encontrar cada vez mais peças em modelos, tecidos e estilos diferentes, ainda é preciso ter cuidado com algumas situações específicas. Segundo a consultora de imagem, “os vestidos estampados, mesmo os longos, são mais informais e devem ser evitados nas formaturas”, especialmente nas mais elegantes.

Dúvidas mais frequentes

Foto: Getty Images
Como não são eventos muito frequentes, é normal que as formaturas levantem várias dúvidas tanto para as formandas quanto para as convidadas. Afinal, em um dia tão importante, todo mundo quer estar confortável o bastante para aproveitar a festa ao máximo e, de quebra, sair bem nas fotos.

1. Fui convidada para uma formatura e não sei qual é o dress code, e agora?

É comum que eventos desse tipo definam em seus convites o tipo de roupa mais adequado para a ocasião, mas se esse não for o caso, uma saída é perguntar a quem lhe convidou se não há mesmo um tipo de traje recomendado. “Se realmente não houver definição de dress code, aposte no estilo social (ou passeio completo), opte por um vestido longuete mais sofisticado, acompanhado de joias ou bijouterias delicadas, salto alto e bolsa pequena”, aconselha Fê Bastos.

2. O que posso vestir para ir a uma formatura em um dia frio?

“As formandas devem usar vestidos ou um macacão de festa”, define a consultora de imagem. Já para convidadas, a situação é mais flexível: é possível optar por calças do tipo pantalona e combiná-las com blusas mais finas, mas a profissional lembra que: “no Brasil não é muito comum as mulheres usarem calça nas festas, se você escolher usar, esteja segura para talvez ser a única do evento”.

3. Comprar ou alugar?

Um dos erros mais cometidos em formaturas, segundo Fê Bastos, é a utilização de vestidos alugados que não estejam ajustados ao corpo. É claro que o aluguel é uma opção, principalmente se for o que se encaixa melhor no orçamento, mas é realmente importante se certificar de que a peça não ficará justa ou larga demais.
Antes de escolher comprar um vestido, também é importante considerar se esse poderá ser usado novamente em outras ocasiões. “Não vale gastar muito com algo que só será usado uma única vez”, aponta a profissional, que também aconselha que as peças compradas também podem, posteriormente, ser emprestadas a amigas e familiares.

4. Devo usar salto?

Uma das peças mais polêmicas de quase toda produção com certeza é o sapato de salto alto. Não por acaso, esse também é um dos causadores de um dos erros mais comuns nas formaturas: “quando a roupa é social o sapato também deve ser social, ou seja, de tiras finas, salto fino, com brilho e detalhes delicados”, conta Fê. “Não é o mesmo sapato que pode ser usado com calça jeans durante o dia. A anabela de corda ou cortiça e o salto bloco de madeira devem ser deixados para ocasiões mais casuais”, conclui.
A dica para não errar no tamanho do salto — elemento que a consultora de imagem julga indispensável — é apostar naquele com o qual você consiga andar com elegância. Quanto ao modelo, o ideal é preferir aqueles cujo material combine melhor com o vestido, como couro, cetim ou metálico. Também é possível optar por sandálias, scarpins ou sapatos estilo Chanel.

0 comentários: